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Projecto «Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis»
por Administrador da Plataforma AVEPB - Sexta, 22 Setembro 2006, 12:23
 

Projecto «Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis»

Plano de Actividades [1]

A Escola Secundária de Ponte da Barca apresentou a candidatura e viu aprovado o Projecto «Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis», que prevê a atribuição de 24 computadores portáteis, dos quais 10 são para trabalho dos professores e 14 para trabalho com os alunos.

Resumo do Projecto

O professor tem como papel principal criar e estimular o ambiente educativo. Neste novo perfil de Escola, o ensino tem de se processar ao nível da coordenação e acompanhamento, das informações (conteúdos) devendo fornecer os contextos e os conhecimentos base que promovam uma verdadeira autonomia e integração na sociedade da informação/conhecimento. Neste sentido, deve, igualmente, haver uma preocupação em colocar os alunos face a problemas que exijam experimentação, acesso, organização e tratamento de informação.

O professor tem, assim, de integrar na sala de aula meios que facilitem a comunicação. Os novos meios de informação permitem a troca de informação, independentemente da distância, com toda a precisão e rapidez e o desenvolvimento de competências estratégicas utilizando, como recurso, as novas tecnologias. Cabe agora à Escola aproveitar os meios que a evolução tecnológica pôs à sua disposição.

Neste contexto, pretende-se, com este projecto, o desenvolvimento de aulas laboratoriais com recurso às TIC, o desenvolvimento de uma base de dados digital de questões de conteúdos pedagógico-didácticos das disciplinas envolvidas, a disponibilização de recursos e conteúdos em plataformas virtuais de aprendizagem, o desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem, a disponibilização dos recursos da Internet (Web, E-mail, E-grupos, Fórum, FTP...) em contexto de sala de aula nas diferentes disciplinas como forma de integração contínua das TIC's no processo de ensino-aprendizagem (acesso a bibliotecas digitais, a comunidades de aprendizagem, a grupos virtuais de conteúdos, a GroupWare ).

Para a operacionalização do projecto está prevista Formação de Professores e formação geral aos utilizadores directos da plataforma (alunos e professores intervenientes).

Objectivos do Projecto

- Melhorar a formação profissional dos docentes;

- Utilizar as TIC's em ambiente de trabalho;

- Motivar os alunos para a utilização das TIC's na resolução de problemas;

- Motivar os alunos para a aprendizagem das diferentes disciplinas com recurso a novas tecnologias;

- Promover o gosto pela escrita, leitura e análise do funcionamento da Língua Portuguesa;

- Favorecer a comunicação em Línguas Estrangeiras (Francês, Inglês...);

- Promover o gosto pela Matemática;

- Promover novas atitudes na troca de experiências entre alunos e/ou professores;

- Utilizar o computador como ferramenta facilitadora do ensino-aprendizagem;

- Utilizar o computador/internet como instrumento de comunicação;

- Utilizar o computador para registo e tratamento de dados e elaboração de relatórios;

- Promover o sucesso escolar nas disciplinas integradas no projecto (Português, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Físico-Químicas, Francês, Inglês, Filosofia, História e TIC);

- Utilizar software educativo específico das diferentes disciplinas envolvidas;

- Manusear ferramentas da geometria dinâmica;

- Melhorar a qualidade do ensino e das aprendizagens.

Actividades a desenvolver e calendarização longo do ano lectivo de 2006-2007

- Apresentação do projecto à comunidade escolar;

- Utilizar as TIC nas aulas de Língua Portuguesa e Português para a leccionação de conteúdos, nomeadamente para a nova Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário (TLEBS) cujo único suporte é virtual (CD ou download a partir do site da DGIDC);

- No âmbito da Matemática, desenvolver uma aula, com recurso às TIC, em média, quinzenalmente, durante o ano lectivo;

- No âmbito do Departamento de Matemática e Informática, desenvolvimento de conteúdos didáctico-pedagógicos digitais;

- Criação de base de dados de questões;

- Disponibilização de recursos e conteúdos em plataformas virtuais de aprendizagem;

- Desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem;

- Disponibilizar os recursos da Internet (Web, E-mail, E-grupos, Fórum, FTP...) em contexto de sala de aula nas diferentes disciplinas como forma de integração contínua das TIC's no processo de ensino-aprendizagem (acesso a bibliotecas digitais, a comunidades de aprendizagem, a grupos virtuais de conteúdos, a GroupWare ).

- Implementação e testes da plataforma de aprendizagem;

- Apresentação da plataforma aos intervenientes;

- Formação geral aos utilizadores directos da plataforma (alunos e professores intervenientes);implementação dos equipamentos informáticos do projecto nas actividades dos Departamentos e Grupos envolvidos;

- Utilização das TIC's na gestão escolar das turmas.

- Integração de conteúdos na plataforma e dinamização do seu uso;

- Dinamização do trabalho colaborativo e cooperativo com recurso à plataforma: Projectos de turma (em contexto de sala de aula);

- Balanço/Avaliação intermédia da usabilidade/integração da plataforma como recurso à dinamização da comunidade virtual;

- Integração de conteúdos na plataforma e dinamização do seu uso;

- Dinamização do trabalho colaborativo e cooperativo com recurso à plataforma: Projectos de turma (em contexto de sala de aula);

- Balanço/Avaliação final da usabilidade/integração da plataforma como recurso para a dinamização da comunidade virtual;

- Publicitação na Página da Internet da Escola dos dados, trabalhos e resultados.

Pretende-se assim promover a utilização das TIC em sala de aula com software educativo e ferramentas de autor, promovendo a exploração da Internet enquanto recurso educativo e o desenvolvimento de plataformas virtuais de aprendizagem, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens.



[1] Artigo publicado na revista LETHES, Nº 10 de Setembro de 2006